Uma das coisas mais desejadas por homens e mulheres nas academias do mundo todo é o famoso “six pack” – ou barriga “tanquinho”. E é grande a quantidade de mitos que envolvem os “six pack” e o treino necessário para alcançá-los. Para chegar lá é preciso treinar muito duro. E, mais importante, é preciso treinar certo!
O pessoal do Portal da Testosterona nos enviou esse texto com várias dicas para você ficar sarado sem ter que ficar se matando de tanto malhar.
A VERDADE SOBRE OS ABDOMINAIS
Para criar um “six-pack”, é preciso, além de desenvolver a musculatura abdominal, queimar a gordura presente na região. Se você acha que para isso basta fazer exercícios abdominais, saiba que está enganado! Abdominais não queimam gordura localizada!
Para ter a região do abdome “seca” é necessário consumir menos calorias do que você gasta ao longo do dia, o que é conhecido como déficit calórico. Os abdominais podem até ajudar nessa tarefa — já que, como qualquer outro exercício, promovem um alto gasto calórico — mas não devem ser o principal foco do seu treino.
COMO FAZER ABDOMINAIS CORRETAMENTE
É comum vermos nas academias pessoas fazendo centenas ou até milhares de repetições de abdominais. Mas isso não adianta nada. O exagero não vai te dar um “six-pack” em menos tempo.
O treino para hipertrofia do abdome deve ser realizado como o de qualquer outro grupo muscular. Ninguém faz 300 repetições com baixa carga no supino se o objetivo for ficar rasgado – isso valeria num treino de resistência, não hipertrofia. Se o objetivo é fazer crescer os músculos da região, realize poucas repetições com carga alta.
RESTRIÇÃO CALÓRICA + AERÓBICOS
A chave para conquistar o “six-pack” é combinar dieta e exercícios aeróbicos. Fique de olho na tabela nutricional dos alimentos e controle sua ingestão calórica. Só tome cuidado para não fazer uma dieta muito restritiva, pois isso pode prejudicar o seu desempenho no treino e acarretar problemas de saúde.
O segundo passo é fazer exercícios aeróbicos moderados – pesquisas mostram que treinos aeróbicos intensos, apesar de queimarem grande quantidade de gordura, eliminam também a massa muscular, por causa do chamado “catabolismo”.